O QUE É COLUNA VERTEBRAL? QUAIS SUAS FUNÇÕES?
- Fernando Kerchner
- 1 de out. de 2014
- 2 min de leitura
A coluna vertebral representa o conjunto de ossos articulados (vértebras) que formam o eixo de sustentação corporal dos vertebrados, contendo em seu interior um orifício que transpassa longitudinalmente cada unidade vertebral, formando um canal no qual se aloja a medula espinhal.
A coluna vertebral de uma pessoa adulta é composta por 26 ossos e 33 vértebras, sendo 7 vértebras cervicais, 12 torácicas, 5 vértebras lombares, 1 sacro (formado por 5 vértebras fusionadas) e 1 cóccix (formado por 4 vértebras fusionadas).
Dentre todas as vértebras, somente duas (o sacro e o cóccix) não se movimentam, as vértebras restantes (cervicais, torácicas e lombares) são móveis.
Sua estrutura é diferenciada evolutivamente e especializada para favorecer o desempenho de funções, cuja principal função está relacionada à mobilidade, contudo também é suporte a aspectos como:
- Viabilidade e manutenção da postura ereta do tronco;
- Possibilita agilidade e movimento dos membros superiores e inferiores;
- Proteção de órgãos e vísceras vitais, proporcionadas com auxilio das costelas;
- Promove absorção e dissipação de choques mecânicos e pressão gravitacional;
- Proteção da porção ramificada do sistema nervoso central (medula).
Dentre todas as vértebras, somente duas (o sacro e o cóccix) não se movimentam, as vértebras restantes (cervicais, torácicas e lombares) são móveis.
Na pratica clínica, percebe-se que o paciente muitas vezes fica confuso quando recebe um diagnóstico como o exemplo a seguir:
"Fratura em T11-T12, ou Hérnia em L4-L5".
Podemos entender o exemplo acima da seguinte maneira:
Somando-se todas as vértebras móveis (7 da coluna cervical, 12 da coluna torácica e 5 da coluna lombar) temos 24 vértebras, onde:
(C) = Cervical, C1, C2, C3, C4, C5, C6, C7;
(T) =Torácica, T1, T2, T3, T4, T5, T6, T7, T8, T9, T10, T11, T12 e, por fim;
(L) = Lombar, L1, L2, L3, L4, L5.
Logo neste cenário, temos:
- Uma fratura que se encontra entre a 11º e 12º vértebra da coluna Torácica e a Hérnia entre a 4º e 5º vértebra da Coluna Lombar.
Por fim, os movimentos da coluna (Flexão, Extensão, Inclinação Lateral e Rotação) não são localizados em um único ponto. São a somatória de micro movimentos, deslizamentos delicados em que as vértebras fazem de forma coletiva até chegar no resultado final: o movimento desejado pelo individuo.
Por isto, cuide da sua coluna de forma preventiva.
Fontes: mundoeducação; todabiologia; Profissionais Quimfisio
Comentários